ONG descobre presença de plásticos em alimentos

Alimentos podem conter plásticos, descobre ONG. Foto: Capital Resin Corporation. 


A Consumer Reports, uma organização sem fins lucrativos, revelou, nesta quinta-feira 04, a descoberta da presença generalizada de plásticos em alimentos consumidos nos EUA. A entidade instou urgentemente os órgãos reguladores a reavaliarem a segurança dos plásticos utilizados no contato com alimentos durante o processo de produção.

A ONG informou que 84 de 85 alimentos testados, provenientes de supermercados e redes de fast food, continham “plastificantes” identificados como ftalatos, produtos químicos utilizados para aumentar a durabilidade do plástico. A Consumer Reports observou que 79% das amostras alimentares analisadas continham bisfenol A (BPA) e outros bisfenóis. Produtos populares, como Cheerios, Gerber e Yoplait, assim como itens de redes de fast food como Wendy’s, Burger King e McDonald’s, apresentaram níveis elevados de ftalatos, conforme revelado pela pesquisa.

Embora a organização tenha salientado que os níveis de ftalato não ultrapassaram os limites estabelecidos pelos órgãos reguladores dos EUA e da Europa, questionou a eficácia desses padrões na garantia da segurança alimentar, destacando a falta de consenso científico sobre níveis seguros dessas substâncias.

Os ftalatos e bisfenóis têm o potencial de interferir na produção e regulação de hormônios, aumentando o risco de defeitos congênitos, câncer, diabetes, infertilidade, distúrbios neurológicos e obesidade, entre outros problemas de saúde.

James Rogers, responsável pelos testes de segurança de produtos da Consumer Reports, enfatizou a necessidade de reduzir a presença desses produtos químicos nos alimentos, destacando a viabilidade de implementar medidas para mitigar os riscos. Até o momento, a General Mills não emitiu comentários, enquanto as respostas do Burger King e da Wendy’s estão pendentes. A Gerber e o McDonald’s afirmaram estar em conformidade com os requisitos regulatórios e realizar testes rigorosos para produtos químicos nas embalagens.

*Com informações da AFP.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem