Akira Toriyama, criador do anime Dragon Ball e “pai” do personagem Goku, morre aos 68 anos

 Artista teria morrido em virtude de um coágulo sanguíneo no cérebro

Os fãs da do anime japonês Dragon Ball terão um motivo para lamentar. Foi anunciada nesta sexta-feira 8 a morte de Akira Toriyama, aos 68 anos, em virtude de um coágulo sanguíneo no cérebro. A morte aconteceu do dia 1º, mas foi anunciada apenas nesta sexta.

A família de Toriyama optou por realizar um funeral privado, reservado aos mais próximos. Entretanto, os admiradores terão a oportunidade de participar de eventos especiais para prestar suas homenagens ao ícone.

Em uma mensagem veiculada no site oficial da franquia, foi expresso o pesar pela partida súbita de Toriyama. O comunicado reconheceu seu empenho incansável em diversos projetos e lamentou que ainda houvesse muito que ele desejava realizar. Além disso, a mensagem também reconheceu o apoio dos fãs ao longo dos anos.

“Agradecemos sinceramente a todas as pessoas ao redor do mundo que apoiaram e permitiram que Akira Toriyama continuasse a criar por mais de 45 anos. Esperamos que o legado das obras únicas de Toriyama continue a ser apreciado por muitos anos. Expressamos nossa mais profunda gratidão pela gentileza e amizade demonstradas ao longo de sua vida”.

Goku é o principal personagem do anime Dragon Ball, criação de Akira Toriyama

Akira Toriyama e o desenho Dragon Ball

Considerada a obra principal do nipônico, Dragon Ball teve início oficial em 1984 e virou um verdadeiro fenômeno global. Foram mais de 260 milhões de cópias vendidas em mais de 20 países, o suficiente para garantir o patamar de série de mangá mais vendida de todos os tempos.

O sucesso continuou com o anime e suas sequências, Dragon Ball Z e Dragon Ball Super. A visão criativa de Toriyama deu origem a uma megafranquia, que incluiu produtos como bonecos de ação, álbuns de figurinhas, videogames e roupas.

O protagonista é Goku, um personagem da raça saiyajin, que vem para a terra ainda criança e é encontrado e adotado por um terráqueo. Com o passar das sagas, o personagem cresce, se desenvolve, se torna adulto, casa e tem filhos. Mas sempre com papel de defender a terra de vilãos e a obsessão de ser o mais forte. Isso tudo sem deixar de lado a inocência que dá um toque especial ao anime.

A carreira de Toriyama teve início na década de 1970, quando ele participou de uma competição para novos escritores na revista de quadrinhos Weekly Shonen Jump. Embora não tenha vencido, seu talento chamou a atenção de Kazuhiko Torishima, que viria a ser seu editor.

Toriyama fez sua estreia oficial como mangaká em 1978 com Wonder Island, seguido por Dr. Slump e, posteriormente, Dragon Ball, todos publicados na Weekly Shonen Jump.

A notícia de sua morte também repercutiu no governo japonês. O Secretário-Chefe do Gabinete da Presidência, Yoshimasa Hayashi, destacou que “Toriyama criou obras que foram amadas não apenas pelo povo japonês, mas também em todo o mundo”.

Agora RN

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem