O jovem potiguar Ivan Baron, reconhecido nacionalmente por sua atuação na luta anticapacitista e pelos direitos das pessoas com deficiência, foi convidado pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) para participar de uma audiência pública que ocorrerá no próximo dia 18 de julho, em Brasília, no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O encontro tem como objetivo discutir as crescentes ameaças ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A audiência visa estabelecer uma arena permanente de debates sobre os desafios enfrentados pelo BPC, diante de denúncias de fraudes, do aumento das concessões judiciais e das pressões pelo ajuste fiscal. Além disso, a pauta inclui a proposição de estratégias para enfrentar as crises que envolvem a política de garantia de renda para pessoas com deficiência e idosos em situação de vulnerabilidade no Brasil.
Outro ponto central da audiência é a mobilização da mídia para a criação de uma agenda positiva em defesa do BPC como direito constitucional, além do enfrentamento às fake news que colocam em risco sua legitimidade. O evento também pretende engajar órgãos de controle social, trabalhadores do SUAS, usuários, entidades da sociedade civil e gestores da assistência social para a manutenção e fortalecimento do benefício.
Como representante da sociedade civil e referência no ativismo pela inclusão, Ivan Baron terá papel fundamental na defesa do BPC como uma conquista histórica da luta das pessoas com deficiência. Sua participação reforça a importância de se ouvir quem vivencia as consequências das decisões políticas no dia a dia, promovendo o protagonismo e o enfrentamento ao capacitismo nas políticas públicas.
“A participação de pessoas com deficiência nos espaços de decisão é essencial para garantir que nossos direitos não sejam tratados como números, mas como vidas”, destaca Ivan, que há anos atua como influenciador e palestrante em temas relacionados à inclusão e acessibilidade.
O convite do CNAS a Ivan Baron representa o reconhecimento de sua trajetória como voz ativa na defesa dos direitos humanos e do papel do BPC na promoção da dignidade e da cidadania das pessoas com deficiência em todo o país.
Blog Novo Notícia