Ex-vereador de Natal, em 2004, o pré-candidato destaca sua maturidade política e o vínculo com a população de Parnamirim
O pré-candidato à Prefeitura de Parnamirim e comunicador, Salatiel de Souza (PL), que figura entre os nomes mais citados nas pesquisas eleitorais para as eleições municipais deste ano, afirmou que agora está mais maduro para esse momento e se diz determinado a apresentar propostas para o município.
Nascido no bairro das Quintas, na Zona Oeste de Natal, Salatiel relembra o seu começo ainda na época escolar. “O menino de família simples e origem nas Quintas, que, apesar de muitas dificuldades, ajudou a família a sobreviver. E a partir daí comecei a militar no segundo grau no movimento estudantil. Fui líder estudantil da Escola Estadual Winston Churchill, presidente do grêmio e, depois, fui para UNES, que é a União Metropolitana de Estudantes”.
Sua primeira pauta de atuação, ainda como liderança escolar, foi voltada para educação, o que proporcionou uma ampliação de situações em outros setores e da realidade vivida em muitos bairros da capital.
“No ano de 2004, concorri à minha primeira eleição em Natal para vereador e, a partir dali, minha carreira política começou a se fortalecer”, relembrou o comunicador.
Apesar de ter nascido em Natal, Salatiel de Souza contou que sua ligação com o município vizinho de Parnamirim iniciou há muito tempo. “Minha ligação com Parnamirim surgiu em 1996, antes de ser vereador em Natal. Naquela época, eu estava cobrindo as férias de uma jornalista na Rádio Cabugi AM e trabalhando com Agnelo Alves. Quando Agnelo foi para Parnamirim para ser candidato a prefeito pela primeira vez, eu fui junto, comecei a andar pelas ruas, conhecendo os bairros, as pessoas e as lideranças de Parnamirim.”
A identificação com a cidade foi tanta que lá casou-se com uma cidadã parnamirinense. “Inclusive, casei com uma pessoa de lá; temos um filho que hoje tem 23 anos. Gostei tanto da cidade que fui morar lá pela primeira vez em 1998, quando comecei a trabalhar na TV. Para ficar mais próximo da televisão e do meu filho recém-nascido, decidi morar em Nova Parnamirim”, relatou Salatiel.
“Desde 1996, Parnamirim tem me chamado a atenção. Conheci muitas pessoas e ajudei na construção de conselhos comunitários onde morei, por exemplo, em Rosa dos Ventos e no bairro vizinho, Vale do Sol”, destacou Salatiel.
O pré-candidato enfatizou que seu vínculo foi intensificado nos últimos anos e seu retorno para a política aconteceu sem pretensão, sem que houvesse uma pressão política. “Há uma trajetória de envolvimento com Parnamirim que se intensificou nos últimos três anos, quando retornei a morar na cidade. Meu nome surgiu naturalmente nas ruas, talvez pelo meu perfil de estar sempre próximo ao povo. Independentemente de estar na política ou não, nunca me afastei das minhas origens e dos meus amigos”, apontou o pré-candidato.
Salatiel relembra que seu nome apareceu dentre as pesquisas realizadas ainda no ano anterior, sem qualquer especulação acerca de sua participação para a disputa. “Não foi uma candidatura de laboratório, por isso está dando certo”, enfatizou.
Outro fator positivo considerado pelo comunicador foi em decorrência de sua atividade profissional em veículos de rádio e TV. “O contato com as pessoas sempre foi facilitado pela televisão, que aproxima muitas pessoas. Sinto como se as pessoas já me conhecessem há muitos anos, como se eu fosse parte da família delas, o que facilitou quando meu nome foi colocado em pesquisa.”
Perguntado sobre como recebeu a notícia de ser o nome do atual gestor, Rosano Taveira, para a sucessão municipal, ele afirmou ter recebido com muita responsabilidade. “Eu recebi essa escolha do meu nome como pré-candidato com muita humildade e responsabilidade. Pretendo apresentar a melhor proposta à população de Parnamirim”.
Questionado sobre o que a postura de agora seria diferente em relação a 2004, enfatizou: “Sobre a campanha atual, muita coisa mudou na minha vida desde 2004. Hoje, com 51 anos, estou mais preparado, com mais experiência e bagagem, sabendo tomar decisões com mais equilíbrio, responsabilidade e senso de coletividade.”
“Daqui para frente, minha caminhada será pautada no contato com o povo. Já existe um plano de campanha, uma estratégia que agora se intensifica. Vamos conversar com as pessoas nos bairros, nas ruas, ouvir os segmentos e a população”, pontuou.
Declarou ainda que sua trajetória será com base em ideias e propostas. “Nossa pré-candidatura será apresentada com ideias e propostas, sem ataques a outros candidatos. Estou focado em apresentar soluções para a educação, transporte público e saúde. Nossa campanha será baseada em ideias e propostas construtivas”.
Novo Notícias