Nesta segunda-feira (9), iniciará em Mossoró mais um ciclo natalino. O período ocorrerá até o próximo dia 24 de dezembro. O comércio contará com horário especial para os consumidores que pretendem fazer as compras natalinas e presentear familiares e amigos nas festas de fim de ano. A projeção da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio Grande do Norte (Fecomércio/RN) é que sejam movimentados na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte cerca de R$ 130 milhões neste ciclo natalino.
O Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (Sindlojas) divulgou o calendário do ciclo natalino. Na primeira semana, leia-se segunda-feira (9), terça-feira (10), quarta-feira (11) e quinta-feira (12), as lojas do centro da cidade ficarão abertas até às 19 horas. Já no dia 13, feriado municipal, o horário será diferenciado.
A data celebra a padroeira de Mossoró e o comércio poderá ficar aberto das 8h às 15h. Segundo o Sindlojas, as lojas poderão funcionar mediante termo de abertura. Já na segunda semana do ciclo natalino, o comércio mossoroense ficará aberto até às 20 horas. A medida compreende os dias de 16 a 23.
Ainda de acordo com o cronograma do sindicato patronal, o comércio também funcionará aos fins de semana em horários especiais. Nos dias 7, 14 e 21 de dezembro (aos sábados), o comércio funcionará até às 18 horas. Nas datas de 8, 15 e 22 do mesmo mês, as lojas abrirão das 9h às 14h.
Conforme o calendário definido em convenção coletiva entre o Sindlojas e o Sindicato dos Empregados de Comércio de Mossoró (SECOM), o comércio estará fechado no dia 25 de dezembro (Natal) e no dia 1º de janeiro de 2025 (feriado). No dia 31 de dezembro, último dia do ano, o comércio funcionará até às 14 horas.
Michelson Frota, presidente do Sindlojas, destaca que a perspectiva para as vendas do Natal em Mossoró é animadora. “Em Mossoró, a perspectiva para as vendas do Natal de 2024 é moderadamente otimista, com a expectativa de que o comércio local tenha um bom desempenho, ainda que alguns desafios persistam”.
Entre as recomendações para os consumidores estão o planejamento para as compras, pesquisar preços e aproveitar as promoções oferecidas pelo comércio local, além do investimento dos lojistas em promoções, decoração natalina, atendimento de qualidade e diferenciais para atrair os consumidores. Outra medida é explorar as vendas on-line e as redes sociais para alcançar um público maior.
Presidente do Sindlojas elenca fatores que podem impulsionar e frear vendas
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (Sindlojas), Michelson Frota, elencou fatores que podem impulsionar as vendas e também frear as vendas neste período natalino.
Entre os fatores positivos estão o “Estação Natal”, evento promovido pela Prefeitura de Mossoró na Estação das Artes Elizeu Ventania, o crescimento do emprego, já que a cidade vem apresentando um crescimento consistente no número de empregos formais, o 13º salário e novas lojas e investimentos.
“A Prefeitura de Mossoró está investindo no evento ‘Estação Natal’, com atrações musicais, fábricas de brinquedos, presépio e túnel iluminado. Essa iniciativa promete atrair moradores e visitantes, movimentando o comércio local e a economia local”, iniciou sua análise sobre os fatores positivos.
“Mossoró vem apresentando crescimento de empregos formais, o que aumenta a renda da população e, consequentemente, o potencial de consumo. O pagamento do 13º salário injetará dinheiro na economia local, estimulando as compras de Natal. A cidade tem atraído novas lojas e investimentos no setor varejista, ampliando as opções de compra para os consumidores”, complementou.
Já em relação aos fatores que podem diminuir o ímpeto do mossoroense em ir às compras no ciclo natalino estão a inflação e as compras on-line. “A inflação, especialmente de alimentos e combustíveis, continua sendo uma preocupação, pois reduz o poder de compra da população. O crescimento do comércio eletrônico representa um desafio para o comércio local, que precisa se adaptar e oferecer diferenciais para atrair os consumidores”, finalizou.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO NO CICLO NATALINO
DIAS 9, 10, 11 e 12 – funcionamento até às 19 horas
DIA 13 – O comércio poderá funcionar das 8h às 15h, mediante termo de abertura
DIAS 16, 17, 18, 19, 20 e 23 – funcionamento até às 20h
DIAS 7, 14 e 21 (sábados) – funcionamento até às 18h
DIAS 8, 15 e 22 (domingos) – funcionamento das 9h às 14h
DIA 25 – Comércio fechado
DIA 31 – Funcionamento até às 14h
DIA 1º DE JANEIRO – Comércio fechado
Por Edinaldo Moreno