O diário americano The New York Times publicou um artigo nesta sexta-feira (12), em que comenta a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro entre outros envolvidos na trama golpista. Assinado por Filipe Campante e Steven Levitsky, o artigo afirma que “a Suprema Corte do Brasil fez o que o Senado e os tribunais federais dos EUA tragicamente falharam em fazer: levar à justiça um ex-presidente que atacou a democracia”.
Segundo o texto, “em uma decisão histórica, a Suprema Corte votou por 4 a 1 para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro por conspiração contra a democracia e tentativa de golpe após sua derrota eleitoral em 2022”. Os autores lembram que o ex-presidente brasileiro “foi sentenciado a 27 anos de prisão. Salvo uma apelação bem-sucedida — o que é improvável — Bolsonaro se tornará o primeiro líder golpista na história do Brasil a cumprir pena de prisão”.
Contraste
“Esses acontecimentos traçam um contraste marcante com os Estados Unidos, onde o presidente Trump, que também tentou reverter uma eleição, não foi enviado para a prisão, mas de volta à Casa Branca”, lembra o artigo. “Trump, talvez reconhecendo a força desse contraste, chamou o processo contra Bolsonaro de ‘caça às bruxas’ e descreveu sua condenação como ‘uma coisa terrível. Muito terrível’.”
A seguir, o texto lembra o tarifaço imposto aos produtos brasileiros exportados para os EUA:
“Mas Trump não apenas criticou o esforço do Brasil para defender sua democracia: ele também o puniu. Citando o processo legal contra Bolsonaro antes mesmo de este ser decidido, o governo Trump impôs uma tarifa altíssima de 50% sobre a maioria das exportações brasileiras e aplicou sanções contra vários funcionários do governo e ministros da Suprema Corte. O ministro Alexandre de Moraes, que supervisionou o caso, foi destacado para sofrer especialmente…”, encerra.
Filipe Campante é professor de economia em Johns Hopkins e Steven Levitsky é professor de governo em Harvard.
Fonte: SMS