Natal RN: Moro do careca sofre erosão ; poder público buscar solução

 





A erosão acentuada do Morro do Careca, um dos principais cartões postais de Natal, causa riscos a turistas e potiguares frequentadores da praia de Ponta Negra, na Zona Sul. Ao longo dos últimos anos, a duna tem dado espaço para uma falésia, o que aumenta a probabilidade de deslizamentos. No dia 4 de março, a Prefeitura do Natal realizou uma vistoria na área do Morro, para identificar as causas do processo erosivo. A equipe de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e Defesa Civil percorreu parte lindeira à praia até o limite da área militar, com o objetivo de complementar as informações colhidas na primeira visita ocorrida no dia 6 de fevereiro.


O técnico da Semurb e pós-doutor em Geografia pela UFRN, José Petronilo da Silva Júnior, é responsável pela produção de relatório técnico sobre o caso. Conforme o relatório, blocos com volume que ultrapassam 2m³ se desprenderam da estrutura em março. “Diante do risco iminente, a celeridade erosiva sugere-se uma avaliação pormenorizada da estrutura geológica da área. Considerando que o cargo de geólogo inexiste na Semurb, bem como considerando a área se tratar de patrimônio da união, pois pertence ao Centro de Lançamento de Foguetes Barreira do Inferno (CLBI), entendemos, a princípio, como importante a provocação da Defesa Civil Nacional para que a mesma tome conhecimento da problemática ora em processo, bem como viabilize uma ampla avaliação sobre os possíveis riscos aos transeuntes da Praia de Ponta Negra, bem como atue com providências cabíveis para a salvaguarda dos cidadãos”, diz o relatório.

Segundo o pesquisador e professor de geografia na UFRN, Rodrigo de Freitas, se nada for feito, daqui a 10 anos 30% do morro pode deixar de existir. De acordo com ele, o Morro do Careca é muito importante para a cidade desde o ponto de vista geográfico, geológico, biológico, cultural e econômico.





Fonte: Agora RN

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem