A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), confirmou na manhã desta segunda-feira 8 a ida para o ato a favor da democracia. O ato Democracia Inabalada marca um ano da invasão e depredação do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 8 de janeiro de 2023.
Em suas redes sociais, Fátima escreveu: “Bom dia, pessoal! Hoje é dia de celebrarmos a importância da democracia no nosso país. Estarei presente no ato da #DemocraciaInabalada em Brasília, mais tarde. Brasil democrático é Brasil vivo!”.
Ruas
Entidades, movimentos sociais e partidos políticos também promoverão atos em diversas cidades do país. Centrais sindicais como Central Única dos Trabalhadores (CUT) convocaram as entidades filiadas a realizarem atos e atividades em todo o país a fim de “marcar um ano da tentativa de golpe imposta por aliados do ex-presidente [Jair Bolsonaro], derrotado nas urnas em 2022”.
Em Brasília, as primeiras manifestações ocorreram nesse domingo (7). Partidos de esquerda e organizações sociais, incluindo a CUT-DF, aproveitaram que a rodovia DF-002 (Eixão) é fechada para o trânsito de veículos e liberada para pedestres e ciclistas e promoveram o chamado Ato em Defesa da Democracia, na altura do 208 Norte. A proposta de antecipar o evento era, além de aproveitar a concentração de frequentadores do chamado Eixão do Lazer, não concorrer com o ato oficial, no Congresso.
Agora RN