Polícia prende principal suspeito de matar prefeito Neném Borges; leia a coluna Bastidores do AGORA RN



A Polícia Civil do Rio Grande do Norte informou na noite desta sexta-feira (19) que foi preso em São Paulo o principal suspeito do assassinato do prefeito de São José do Campestre, Neném Borges (MDB). O crime aconteceu em 18 de abril de 2023, na casa do prefeito. De acordo com a polícia, a prisão aconteceu no município de Guarulhos, na Grande São Paulo. Contra Vando Fernandes Gomes, de 22 anos, existe um mandado de prisão preventiva pelo crime de homicídio, fruto das investigações da 6ª Delegacia Regional de Nova Cruz/RN (6ª DRP).

De acordo com as investigações, o autor do crime é chefe local de uma facção criminosa interestadual e teria decidido matar o prefeito por causa do apoio institucional de Neném Borges às ações policiais no município.

Em dezembro, ao dar informações sobre o andamento das investigações, o delegado Wellington Guedes disse que o mentor e executor do crime atribuía ao prefeito operações que vinham sendo realizadas contra o grupo. Ainda, segundo o delegado, depoimentos apontam que o criminoso já havia falado que iria matar o prefeito.

“Houve um fato relevante que 15 dias antes da execução do prefeito, a Polícia Civil deflagrou uma operação em que foram apreendidos um colete balístico e uma arma de fogo desse suspeito, que teria sido usada em outro homicídio”, afirmou o delegado.

“O que apuramos de forma técnica, o que foi demonstrado nos autos, é que ele criou uma rixa pessoal com o prefeito Neném Borges, porque o prefeito demonstrava publicamente que apoiava as forças de segurança e sempre se colocou à disposição para que possíveis estruturas da prefeitura fossem utilizadas para o enfrentamento do crime organizado”, disse.

DENÚNCIA

Denunciado no Ministério Público pela vereadora Camila Araújo (UB) por supostamente realizar propaganda ilegal, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado (Sinte) informou que vai continuar a campanha nas escolas para denunciar quais vereadores votaram a favor do PLC 25/2023, que altera as carreiras dos professores do município.

ASPAS

“Nossa campanha é informativa, não solicita votos para nenhum parlamentar em específico e visa a transparência e responsabilidade dos agentes políticos. Buscamos conscientizar a população sobre a atuação dos representantes eleitos. Não faltamos com a verdade e destacamos como 22 vereadores, incluindo a própria Camila, votaram em relação ao PLC 25, que resultou na destruição de 4,5 mil cargos, diminuição de salários para novos concursados, legalização da desigualdade de tratamento entre profissionais, fim dos 45 dias de férias para readaptados, incerteza sobre a data de publicação de promoções, entre outras consequências negativas para a educação municipal”, diz Fátima Cardoso, coordenadora-geral do Sinte.

VICE DE PAULINHO

Agora que o deputado federal Paulinho Freire (UB) confirmou que será candidato, resta saber quantos partidos estarão na coligação e quem será o(a) vice na chapa. O PL do senador Rogério Marinho larga em vantagem e deverá indicar o nome. Dentro do partido, o nome preferencial é o da médica Roberta Lacerda, que ficou famosa durante a pandemia por prescrever vermífugo contra a Covid-19. A vereadora Camila Araújo, porém, pode ser uma alternativa, desde que migre do União Brasil para o PL. A janela partidária abre em março.

ASSEMBLEIA E CÂMARA

O termo de cooperação técnica firmado em novembro entre a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e a Câmara Municipal de Natal (CMN), com o objetivo de disponibilizar à Casa Legislativa da capital potiguar o Legis Vídeos, entra em nova fase. O legislativo natalense criou oficialmente um Grupo de Trabalho para a implantação do sistema desenvolvido pela ALRN que dispõe, de forma simples e intuitiva, o acesso a toda a atividade legislativa gravada.

DESONERAÇÃO

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, fechou um acordo com o Governo Lula para que a desoneração da folha de pagamentos continue valendo e que a medida provisória (MP) que retoma impostos sobre salários seja revogada. “Há o compromisso do governo federal de reeditar a medida provisória, para revogar a parte que toca na desoneração da folha de pagamento. Esse é o compromisso político que fizemos e é assim que vai acontecer e se encaminharem as coisas”, disse, durante o evento ‘Brazil Economic Forum’, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em Zurique, na Suíça.

Via Tribuna do Norte


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem